O novo Opera chegou à sua versão Beta sem muito alarde. Sob o codinome “Barracuda”, o navegador apresentou melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeira release de teste.
Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a Alpha, pode apresentar diversos erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele.
O que tem de novo
A novidade do Opera Barracuda que mais afeta o usuário é a reformulação do Speed Dial, funcionalidade mais famosa do navegador que agora está mais flexível e permite que o usuário adicione quantas miniaturas de páginas desejar.O tamanho delas também pode ser alterado através do zoom da página, sem afetar a navegação em outros sites. Os desenvolvedores agora podem acessar a documentação do browser, a qual foi disponibilizada pela Opera Software. Dessa forma é possível personalizar ainda mais as miniaturas.
Além das melhorias no Speed Dial, outras funcionalidades foram adicionadas à versão Beta do Opera Barracuda. O suporte ao novo formato de imagens do Google, o WebP, e ao CSS3 são duas das novas opções que os usuários do navegador encontram. Instalação simplificada dos plugins também consta na lista de melhorias do Opera, mas os detalhes não foram divulgados.
O navegador
Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para a próxima geração do Opera.Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript, mais a possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também são duas características importantes que continuam presentes no browser, mesmo na versão de teste.
Empilhando abas e navegação por gestos
A possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar seus usuários, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a funcionalidade.Outra facilidade que se faz presente nesta versão de testes do navegador é a navegação por gestos com o mouse. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma lista de gestos que você faz com o mouse, os quais ativam funções e realizam algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou fechar uma aba.
Da versão Alpha
O Opera 11.10 “Barracuda” Beta permite a implementação do WOFF (Web Open Font Format), um novo formato de fontes para ser utilizado em páginas da internet. Outra novidade fica por conta dos protocolos de segurança TLS 1.1 e 1.2, que agora vêm desabilitados por padrão no navegador.A opção Cookie2 também foi modificada para ficar inativa nas configurações iniciais do Opera 11.10, mas os usuários podem habilitá-la a qualquer momento, se assim desejarem.
Falando em segurança, o browser da Opera ganhou um mecanismo que se certifica a respeito da veracidade dos encaminhamentos de endereços HTTP para os HTTPS. Ou seja, caso um link redirecione você para um site cujo endereço comece por HTTPS, o próprio navegador irá verificar se a página é segura e legítima antes de permitir seu acesso a ela.
O uso de uma senha mestra para os certificados de clientes também foi eliminado na nova versão do Opera. Por enquanto, as novidades são internas ao navegador, ou seja, o usuário não as vê de fato, apenas sabe que aconteceram. A tendência, porém, é que novas funcionalidades e ferramentas sejam adicionadas até a versão final da próxima geração do browser.
Tamanho: 8,7 MB
Sistema Operacional: Windows XP/Vista/7
DOWNLOAD - Megaupload
Nenhum comentário:
Postar um comentário